O Mentor  CriAtividade® possui competências pessoais e processuais específicas.
Por isso, ou já possui o reconhecimento de tais competências ou terá de as obter antes de iniciar a implementação do CriAtividade®.

Caso venha a envolver-se no processo de qualificação específica para Mentores, terá a garantia de que o CriAtividade® não recorre a modelos de “formação de formadores”, pois acreditamos que os responsáveis pela qualificação devem ter um perfil específico, ser altamente qualificados e ter pelo menos quatro anos de experiência, antes de apoiar outros.
São pessoas convidadas, de acordo com a demonstração de proficiência.

Assim, o modelo de qualificação do CriAtividade® passa por preparar diretamente Mentores, em vez de recorrer a intermediários insuficientemente preparados e inexperientes.

A capacitação dos Mentores pressupõe que a aprendizagem só acontece a partir da prática ativa, pelo que se espera que vivencie e pratique o que vai sendo ensinado. A transformação da aprendizagem do jovem, só acontece após o Mentor se apropriar dos princípios, e utilizar na sua própria vida.

Este processo de qualificação inclui assistência pedagógica contínua, através de consultoria pelos Embaixadores pedagógicos.
Ocorre em momentos a agendar com recurso a contactos presenciais e/ou à distância (videoconferência, telefone e e-mail).

A implementação tem resultados melhores e mais sustentáveis, quando há forte suporte da Direção da Urbe CriAtividade® e pelos adultos conectados com os CriAtivos (ex:pais, professores). Por isso, é importante que tanto os diretores como outras equipas de apoio, participem neste processo de capacitação.

Indique-nos já a sua motivação em participar e enviaremos informação, assim que as inscrições estejam abertas.

Processo de qualificação como Mentor CriAtividade®

Este processo de qualificação tem o intuito de, num equilíbrio entre teoria e prática, capacitar os participantes com uma abordagem sistémica, em processos e ferramentas que fomentam o talento individual e das organizações, de forma colaborativa e estratégica.

Será desenvolvida em contexto de grupo, num ambiente presencial ou à distância, promovendo a aprendizagem pela experiência, com dinâmicas que facilitam a consolidação de processos de mudança.

Sempre que nos referimos a qualificação/capacitação, estamos a considerar o tempo de trabalho em grande grupo, momentos de consultoria pedagógica e de aplicação em contexto educativo, apoiado por um Embaixador.

Nível 1 – Aceito o Desafio!

Conteúdos/Objetivos:

– Conceito de criatividade e sua aplicabilidade.
– Análise sistémica da criatividade.
– Características das pessoas criativas.
– Potenciadores e bloqueadores da criatividade.
– Modelos de constituição de equipas potenciadoras de inovação.
– Compreender os processos de pensamento divergente.
– Compreender os processos de pensamento convergente.
– Treinar ferramentas de pensamento divergente.
– Treinar ferramentas de pensamento convergente.
– Aplicar conceitos e estratégias ao contexto individual/pessoal.

Duração e outras informações

– 10h consultoria pedagógica síncronas em grupo
(10 encontros de 1h/cada)
– 20h de consolidação (encontros assíncronos) e aplicação prática, individual, em contexto educativo com jovens
(10 propostas assíncronas, 2h/cada)
– A qualificação contempla aprendizagem de conteúdos, apoio pedagógico na implementação, monitorização e reflexão da aplicação prática dos conteúdos (aprender fazendo).


Nível 2 – Sou Mentor CriAtividade®

Conteúdos/objetivos

– Conhecer a metodologia Creative Problem Solving.
– Aplicar a metodologia CPS a um caso prático generalista.
– Identificar os princípios para funcionamento da Comunicação Igualitária.
– Aprender a aplicar ferramentas criativas e analíticas com maior uso nas abordagens Creative Problem Solving, para o entendimento de problemas de diversas naturezas e identificação das melhores soluções.
– Criar/adaptar materiais pedagógicos a serem usados nas sessões com os jovens com quem trabalhará (CriAtivos).

Duração e outras informações

– 10h consultoria pedagógica síncronas em grupo
(10 encontros de 1h/cada)
– 20h de consolidação (encontros assíncronos) e aplicação prática, individual, em contexto educativo com jovens
(10 propostas assíncronas, 2h/cada)
– O processo contempla aprendizagem de conteúdos, apoio pedagógico na implementação, monitorização e reflexão da aplicação prática dos conteúdos (aprender fazendo).
– Pré-requisito: ter obtido proficiência no Nível 1.
– Se estiver a realizar o Nível 2 pode encetar a mentoria aos CriAtivos da sua Urbe, desde que tenha um plano de intervenção aprovado.
– Ser Mentor CriAtividade® depende da demonstração de proficiência no Nível 2.


Nível 3 – CriAtividade® em contextos!

Conteúdos/objetivos 

– Aprofundar as metodologias e estratégias numa perspetiva de mentorar CriAtivos com experiência no programa CriAtividade®

– Aplicar o Creative Problem Solving na resolução dos desafios anuais conectados com os programas Destination Imagination e/ou do Future Problem Solving Program.

Com este nível, poderão também:

– Aplicar o Creative Problem Solving na resolução de desafios do quotidiano dos CriAtivos (ex: pessoais, da sua Urbe, da comunidade alargada) e/ou

– Mentorar Tribos que pretendem participar no Campeonato Nacional.

Duração e outras informações

– 10h consultoria pedagógica síncronas em grupo
(10 encontros de 1h/cada)
– 20h de consolidação (encontros assíncronos) e aplicação prática, individual, em contexto educativo com jovens
(10 propostas assíncronas, 2h/cada)
– O processo de qualificação contempla aprendizagem de conteúdos, apoio pedagógico na implementação, monitorização e reflexão da aplicação prática dos conteúdos (aprender fazendo).
– Pré-requisito: ter obtido proficiência nos Níveis 1 e 2.
– A obtenção do Nível 3 depende de possuir o perfil adequado e da demonstração de proficiência.