As evidências do estudo de impacto realizado em Portugal e de estudos internacionais, fundamentam que o CriAtividade® desenvolve as seguintes competências:
Interesse pelo futuro positivo de todos
Confiança na resolução de problemas
Lidar com assuntos complexos
Criatividade (ter muitas ideias, diferentes e originais)
Pensamento crítico (analisar, selecionar e avaliar informação)
Metacognição
Curiosidade
Identificação e comunicação de problemas
Comunicação escrita
Comunicação verbal
Trabalho em equipa
Interesse por temas diferentes
Motivação para aprofundar conhecimentos
Capacidade em estabelecer relações entre assuntos diferentes
Liderança
Gestão de tempo
Aprendizagem de conteúdos académicos
Relacionamento interpessoal empático
Lidar com a competição
Aplicar de competências e conhecimentos
Decisão vocacional
Pensamento estratégico
Lidar com problemas complexos
Autoconfiança
Motivação para a aprendizagem
Pensamento inovador
Tem também um elevado potencial para reduzir o insucesso escolar
Os resultados mostram que os alunos que participaram no CriAtividade aumentam em média 17% a avaliação de Português, 9% a de Matemática, face ao grupo que não participou no CriAtividade.
Amostra: jovens portugueses (131 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, de idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos); recorrendo-se a grupo experimental (N=67) e de controlo (N=64) e avaliando-se ambos nos momentos de pré e pós teste. A aplicação do programa durou 7 meses em ambiente extra curricular.
Estudos de impacto internacionais
Estudos internacionais que fundamentam as competências indicadas.
Estudo de Impacto, em Portugal
Âmbito da intervenção: Pós Doutoramento, Universidade do Minho e apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/80825/2011).
Objetivos: avaliar os efeitos do FPSPI™ em adolescentes portugueses, considerando competências criativas variadas – Fluência, Originalidade, Elaboração, Abstração dos Títulos, Resistência ao Fechamento e Forças Criativas, assim como uma classificação genérica de criatividade.
População do estudo: 131 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico português (grupo experimental: 67; grupo controlo: 64), alunos de duas escolas privadas, das cidades de Porto e de Lisboa.
Idades e género: 12 e os 15 anos (M = 13,08; DP = 0,888). Distribuição por género: Grupo experimental – 36 raparigas e 31 rapazes; Grupo de controlo – 36 raparigas e 28 rapazes.
Instrumentos utilizados:
Para a avaliação da criatividade, foi aplicado o TTCT® – Testes de Pensamento Criativo de Torrance, Versão Figurativa (Forma A), adaptada para Portugal (Azevedo, 2007).
Usou-se ainda a Escala de Perceções sobre a Eficácia do FPSPI™, recentemente elaborada (Azevedo, Morais & Martins, submetido).
Resultados
Os resultados vêm reforçar os efeitos positivos de programas de treino face a competências de resolução criativa de problemas.
Por fim, face a indicadores escolhidos por mentores experientes do FPSPI™ e posteriormente validados estatisticamente (como motivação para aprender, gestão do tempo, criatividade ou lidar com a competição), os participantes demonstraram perceções de eficácia do programa muito positivas.