Disparidades educativas

A educação é considerada como sendo o caminho para o desenvolvimento de uma população informada e focada no futuro. Em muitos países a educação é financiada pelo Governo central ou por governos estatais, existindo opções de escolas privadas. Em alguns países, o financiamento/regulamentação das escolas é local e está relacionado com os impostos sobre imóveis. Outros países lutam pelo próprio financiamento da educação. Além das diferenças em termos de financiamento, outros fatores económicos e sociais contribuem para as disparidades educacionais: o rendimento das famílias, a situação de saúde, o género, a participação política e a classe social.

Quem deve providenciar o financiamento educativo? Deve ser realizada alguma intervenção nas comunidades ou países onde os fatores sociais influenciam a qualidade das oportunidades educativas? Alguns programas internacionais, tais como o International Baccalaureate ou os exames internacionais como Cambridge ou PISA, pretendem oferecer indicações fidedignas acerca dos resultados educativos por todo o mundo. Mas estes resultados têm um efeito positivo ou negativo na igualdade ao acesso à educação? À medida que a conetividade se espalha pelo mundo fora, como é que o acesso universal às redes interativas e personalizadas de educação evoluirá? Será que o acesso a estas redes virtuais vai equalizar as oportunidades no futuro?

ED

Genes

Está tudo nos genes

Os genes dos organismos podem ser alterados através de técnicas de biotecnologia. Novos genes podem ser inseridos em plantas e animais para criar novas variedades e raças ou para diminuir certas atividades genéticas, como suscetibilidade a doenças. Desde 1970 que as Alterações Genéticas (GM) ajudaram na produção de um maior número de culturas com maior valor nutricional e têm-se destacado também na pecuária. Os críticos afirmam que existem sérios problemas éticos, ecológicos e económicos relacionados com as técnicas GM. Por exemplo, as culturas GM podem fazer polinização cruzada com culturas não GM criando características imprevisíveis nas plantas. Os bio-herbicidas e bio-insecticidas podem ser usados nas sementes, mas não são sempre eficazes. As ervas resistentes infestam 75 milhões de acres de terreno em todo o mundo. Os animais domésticos têm sido geneticamente modificados para produzirem proteínas que podem ser aplicadas na medicina humana – proteínas para controlo da coagulação sanguínea ou, por exemplo, para eliminação de células cancerígenas.

Qual será o impacto a longo prazo da modificação genética de plantas e animais? Se as plantas e os animais são geneticamente modificados para resistir a agentes patogénicos atuais, irão desenvolver-se novos agentes mais resistentes? Para já, as alterações genéticas têm levado a controvérsia e disputas internacionais, a protestos e regulamentos restritivos dos produtos comerciais que contenham organismos geneticamente modificados.


Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia emergente que começou a ser usada inicialmente nas artes e nos tempos livres. Por causa das suas aplicações amplamente difundidas, a impressão 3D está atualmente a ser usada no mundo dos negócios, na medicina e na indústria. Nas áreas da bioquímica, os engenheiros criam partes do corpo humano em 3D; a NASA (USA National Aeronautics and Space Administration) tem uma impressora 3D na Estação Espacial Internacional; a ESA (European Space Agency) está a estudar a viabilidade da construção de uma base na Lua usando a impressão 3D. As impressoras 3D são suficientemente acessíveis para que possam ser usadas em casa e suficientemente universais para que as escolas possam incluí-las como parte do seu material tecnológico. A tecnologia continua a evoluir a um ritmo rápido e muitas descobertas surgem no horizonte. Os especialistas preveem melhorias na velocidade e qualidade e que, em breve, a impressão 3D de comida e de produtos biológicos será a norma.

Quais serão as implicações globais para a indústria quando as pessoas puderem imprimir tudo o que precisam em casa? Quais as implicações para os direitos de propriedade intelectual quando as pessoas forem capazes de descarregar os padrões que quiserem para impressão de objetos, alimentos ou produtos biológicos? E se as pessoas puderem imprimir as suas próprias armas ou veículos? Como poderá evoluir a impressão 3D? Para impressão 4D? Nanotecnologia?

3d

People

Roubo de identidade

O roubo de identidade é uma forma de tomar posse da identidade de outra pessoa. Na maioria das vezes, os ladrões de identidade roubam informação financeira pessoal, compram coisas para seu proveito e não pagam nada. Frequentemente têm acesso a informação pessoal através de bases de dados de empresas ou do Estado, que não são seguras. Datas de nascimento, nomes completos, detalhes bancários e números de identificação são alguns dos elementos que os ladrões de identidade mais procuram. As identidades roubadas podem ser usadas noutros crimes como imigração ilegal, terrorismo ou tráfico de droga. Pode tornar-se extremamente difícil encontrar e acusar ladrões de identidade, uma vez que estes são normalmente de países que não os das pessoas que roubaram e porque, maioritariamente, estes roubos são realizados online sem deixar rasto.

As vítimas de roubo de identidade podem ser acusadas e condenadas por crimes cometidos com a sua identidade e podem ter de esperar muitos anos até conseguirem “limpar” os seus nomes. Para além dos danos causados a indivíduos, os roubos de identidade custam anualmente, avultadas quantias de dinheiro aos governos. Para o combate eficaz ao roubo de identidade, é indispensável uma maior colaboração entre governos e organizações a nível global, nos próximos anos. Os indivíduos e as empresas também precisam de se proteger melhor.

Como poderão os indivíduos e as organizações trabalhar em conjunto para proteger as identidades de todos das práticas de roubo? À medida que for investido mais tempo e esforço na proteção das identidades, como irão os ladrões adaptar as suas práticas? Qual a informação que será mais valiosa para estes ladrões nos próximos anos ou décadas?