Ao participar no Programa CriAtividade®, em determinado momento do ano, os jovens vão escolher uma das Modalidades disponíveis e desenvolver soluções ajustadas ao respetivo Desafio.

Esta é a oportunidade para aplicarem as competências adquiridas e tornarem-se cada vez melhores creative problem solvers!

O CriAtividade® inclui dois programas internacionais Destination Imagination® e Future Problem Solving Program™.

Modalidades

Desafios disponíveis na edição 2016/2017

Convida a investigar assuntos globais.

Depois, perante uma História Problema-Futurista, será necessário propor soluções criativas e futuristas para resolver problemas complexos de âmbito mundial.

As ideias inovadoras serão expressas de um modo bem estruturado e desenvolvido.


O Scientific Challenge combina a curiosidade e a pesquisa científica com a emoção e a criatividade das artes performativas.

Imagem2
  • Cria e apresenta uma história sobre uma missão secreta.
  • Investiga e aplica métodos de criptografia e estenografia para revelar mensagens secretas.
  • Desenha e cria um dispositivo/engenhoca que pareça um objeto do dia-a-dia.
  • Cria e integra na história uma personagem disfarçada.
  • Cria e apresenta dois Team Choice Elements (elementos diferenciadores) que demonstrem os interesses, competências, áreas fortes e talentos da tua Equipa.

(mais pormenores)


O Technical Challenge encoraja os Jovens a desenvolver pesquisa em engenharia, planeamento estratégico e outras competências técnicas, colocando-as em prática através da apresentação de produtos inovadores.

Imagem1
  • Apresenta um espetáculo que inclua uma ato de abertura e um ato principal.
  • Desenha e constrói um palco onde o espetáculo irá decorrer e que desloque um elemento da Equipa de uma localização para outra.
  • Melhora cada ato com um efeito técnico para maravilhar a audiência.
  • Cria e apresenta dois Team Choice Elements (elementos diferenciadores) que demonstrem os interesses, competências, áreas fortes e talentos da tua Equipa.

(mais pormenores)


No Fine Arts Challenge os Jovens demonstram as suas competências como creative problem solvers em atuações, pesquisas e capacidades artísticas, num permanente trabalho em equipa.

Imagem4
  • Investiga sobre os significados, papéis e utilizações das cores.
  • Apresenta uma história sobre como o desaparecimento das cores muda o mundo.
  • Cria uma personagem colorida que esteja envolvida com as cores.
  • Usa técnicas e métodos teatrais para criar um ato de desaparecimento.
  • Cria e apresenta dois Team Choice Elements (elementos diferenciadores) que demonstrem os interesses, competências, áreas fortes e talentos da tua Equipa.

(mais pormenores)


O Service Learning Challenge está projetado para envolver os Jovens na resolução de problemas reais da comunidade. Trata-se de fazer a diferença na comunidade, recorrendo ao processo de resolução criativa de problemas!

Imagem6
  • Identifica, desenha, planeia e implementa um projeto que responda a uma necessidade real da comunidade.
  • Prepara uma apresentação pública de uma fábula criada pela equipa que integre informação sobre o projeto.
  • Inclui um adereço com impacto na comunidade e uma personagem que muda de aspeto.
  • Cria e apresenta dois Team Choice Elements (elementos diferenciadores) que demonstrem os interesses, competências, áreas fortes e talentos da tua Equipa.

(mais pormenores)


Cada Instant Challenge exige que as equipas se envolvam rapidamente em processos de pensamento criativo e pensamento crítico.

Nas mostras e campeonatos, cada equipa receberá um Instant Challenge e a lista de materiais para a sua resolução. Os elementos da equipa têm de ter pensamento rápido, aplicando as competências apropriadas para produzir uma solução num curto período de tempo (máximo 8 minutos).

Num mundo em constante crescimento nas relações culturais, maior diversidade de níveis e tipos de comunicação e uma crescente necessidade de trabalho de equipa em tempo real e de resolução de problemas, a capacidade de resolver problemas rapidamente está a tornar-se imprescindível.

Os Instant Challenges são baseados em performances, em tarefas ou na combinação de ambas. Embora cada Instant Challenge tenha diferentes requisitos, todos os Instant Challenges premeiam o trabalho de equipa e a criatividade das soluções apresentadas.

(mais pormenores)


No Engineering Challenge é pedido às equipas para projetarem, construírem e testarem o suporte de estruturas de materiais específicos.

16-17 In It Together RGB
  • Projeta, constrói e testa várias estruturas independentes que funcionem em conjunto.
  • Desenvolve uma estratégia para colocação de estruturas que suportem o máximo possível de peso.
  • Desenvolve e apresenta uma solução colaborativa para um tema global.
  • Cria e apresenta dois Team Choice Elements que destaquem os interesses, competências, pontos fortes e talentos da tua equipa.

(mais pormenores)


O Improvisational Challenge baseia-se na espontaneidade e narração de histórias. As equipas recebem tópicos e produzem paródias no local.

16-17 3-Peat RGB
  • Improvisa três paródias a partir da mesma história.
  • Apresenta cada paródia num estilo de representação diferente.
  • Retrata uma personagem estereótipo diferente em cada paródia.
  • Melhora as paródias com adereços.

(mais pormenores)


O Early Learning / Rising Stars! oferece experiências simples usando o processo criativo e oferece aos mais jovens (da pré-escola ao 2º ano) um lugar para trabalharem juntos e fazerem novos amigos.

16-17 Save the Day RGB
  • Aprende sobre mecanismos, dos mais simples aos mais complexos.
  • Usa mecanismos simples para criares e construíres uma invenção nova.
  • Cria um jogo que contará a história sobre como a tua invenção nova ajudará a salvar o dia.
  • Cria os adereços, cenários e figurinos para ajudar a contar a tua história.

(mais pormenores)