Prepara os jovens para criarem conscientemente um impacto positivo e sustentável nas suas vidas e nas comunidades em que participam, potenciando as suas competências!

As alterações na sociedade, no ambiente e na tecnologia traduzem uma rápida mudança na aplicação dos conteúdos e do conhecimento.

A capacidade de adaptação, a aceitação do risco, a coragem para tentar coisas novas, e estar sempre pronto para aprender a partir do erro, são competências chave para o sucesso num mundo cada vez mais imprevisível.

Preparar os jovens para o mundo de amanhã é necessário mais do que dar o domínio de um repertório de factos e procedimentos; precisam de se tornar aprendentes ao longo da vida para que consigam lidar com situações desconhecidas em que o efeito das suas intervenções não é previsível. Quando solicitados para resolver problemas para os quais não têm uma estratégia pré-definida, precisam de ser capazes de pensar de forma flexível e criativa, sobre como superar as barreiras que se impõem à sua solução.

O CriAtividade® …

… é transversal ao currículo académico e preenche a lacuna entre o que os alunos aprendem na escola e as competências que precisam para prosperar num mundo em constante mudança.

Learn HOW to think and not WHAT to think …  da imaginação à inovação!


Possibilita a cada jovem o sucesso e promove a igualdade de oportunidades

As competências de resolução criativa de problemas são uma componente essencial das competências exigidas para o desempenho com êxito de tarefas interpessoais e tarefas analíticas não rotineiras.
Em ambos os casos é necessário saber como se envolver com a situação, monitorizar sistematicamente o efeito das suas ações e ajustar-se ao feedback.

Os jovens precisam ser capazes de saber não só o que fazer, mas também como fazer; e precisam de estar motivados e interessados.

Enquanto as competências de resolução de problemas são incrivelmente necessárias nas economias atuais, a capacidade de adaptação a novas circunstâncias, a aprendizagem ao longo da vida e a capacidade de colocar o conhecimento em ação foram sempre importantes para uma plena participação na sociedade.

Equipar os cidadãos com as competências necessárias para conquistarem o seu máximo potencial e participarem numa economia global cada vez mais interconectada e, no limite, converter melhores empregos em melhor qualidade de vida, são preocupações centrais dos decisores políticos de todo o mundo.

Os resultados da recente investigação de OCDE sobre as competências dos adultos mostram que os adultos com altas competências têm duas vezes mais probabilidade de emprego e quase o triplo da probabilidade de auferir de um salário acima da média, em comparação com adultos com baixas competências.

Por outras palavras, as baixas competências limitam severamente o acesso das pessoas a empregos bem pagos e gratificantes.

As pessoas com alto nível de competências têm mais probabilidade de se voluntariar, de ver-se como atores e não objetos de processos políticos e participativos, e de confiar nos outros.

O CriAtividade®…

Potencia as competências: em cada sessão são implementadas atividades e estratégias, relacionadas com as STEaM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e que desenvolvem competências de resolução criativa de problemas, criando os líderes do futuro!

Valoriza o mérito: convida os que utilizam o Sistema de Aprendizagem a festejar a aquisição das suas competências, participando nas Mostras locais e/ou no Campeonato.
No Campeonato Nacional é valorizado o mérito dos creative problem solvers portugueses! É o momento competitivo em que são selecionados os melhores jovens portugueses creative problem solvers!


Mais benefícios do programa podem ser constatados através:

–  Impacto
–  Testemunhos dos envolvidos
Porquê participar no Programa